Curiosidades sobre a oração de São Miguel Arcanjo

07.Agosto.2022
 

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate! A oração de São Miguel Arcanjo é bastante popular e difundida mundo afora, mas muitas pessoas desconhecem sua origem. Ela foi escrita pelo Papa Leão XIII (1810-1903), após o sumo pontífice ter uma visão do inferno e das ameaças feitas por satanás contra a humanidade.  

 

Iluminado por Deus, ele teve a ideia de recorrer à intercessão do príncipe celeste para pedir proteção contra o maligno.  Assim escreveu a oração e ordenou para que fosse proferida em todas as missas rezadas no rito latino, ao término das celebrações eucarísticas.  

 

Um fato que chama atenção é que a oração foi escrita por Leão XIII no dia 13 de outubro de 1884. Pouco mais de três décadas depois, no dia 13 de outubro de 1917, Nossa Senhora de Fátima, em uma das aparições aos três pastorinhos, operava o Milagre do Sol.   

 

Em função disso, a oração a São Miguel Arcanjo fez parte das orações leoninas (nome que faz alusão ao nome de Leão XIII) até 1960, quando foi deixada pela reforma litúrgica. Só que em 1994, São João Paulo II, na época papa, notou a ausência da poderosa oração no rito da missa e pediu que ela fosse recitada, no cotidiano, pelos fiéis.  

 

Na ocasião, ele incentivou os católicos a praticarem a oração, a fim de obter ajuda contra as forças malignas.  

 

Todos esses acontecimentos suscitam a reflexão sobre a importância da oração. Fonte de comunhão com Deus, ela é o caminho para encontrarmos a paz interior e, assim, construirmos uma relação profunda com Ele, como testemunhas do seu imenso amor.  

 

Durante sua vida pública, o próprio Jesus mostrou que esse propósito deve ser almejado por nós diariamente. No Evangelho de Mateus, o Senhor nos ensinou a oração do Pai Nosso: “venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra” (Mt 6,10)”. 


Ciente disso, foi na oração que o papa emérito Leão XIII buscou respostas para a batalha espiritual que enfrentava e, sabendo do poder do Arcanjo Miguel para combater o mal, escreveu essa oração tão poderosa e tão conhecida por todos. 

 

Oração de São Miguel Arcanjo


São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate. 

Sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. 
Que Deus manifeste o seu poder sobre ele. Eis a nossa humilde súplica. 
E vós, príncipe da milícia celeste, com o poder que Deus vos conferiu, 
precipitai no inferno satanás e os outros espíritos malignos, 
que andam pelo mundo tentando as almas.  

Amém. 

(Oração de Leão XIII) 

Referências na Bíblia

 

É importante destacar que o culto a São Miguel Arcanjo está presente na história da igreja católica desde os seus primórdios. O nome do Arcanjo é citado diretamente em três capítulos da Bíblia Sagrada (sem considerarmos as aparições do Anjo do Senhor em outras passagens, que, provavelmente, são uma referência a ele) e vamos explicar, a seguir, o contexto em que aparece na Sagrada Escritura. 

 

Antigo Testamento 


No Antigo Testamento, o profeta Daniel descreve São Miguel Arcanjo como um comandante do Reino do Céu, que protege os filhos de Deus. Trata-se de uma revelação muito importante, pois o profeta informa que o Arcanjo tem a missão de nos proteger contra os perigos e ciladas do inimigo. 


A palavra diz assim: “Há vinte e um dias que o chefe do reino da Pérsia combate comigo, mas Miguel, um dos primeiros chefes, veio me ajudar. (…) Ninguém me ajuda na guerra contra eles a não ser Miguel, vosso chefe” (Dn 10,13.22).


Em outro capítulo, Daniel reforça a tese: “naquele dia vai prevalecer Miguel, o grande comandante, sempre de pé ao lado do teu povo” (Dn 12,1).  

 

Novo Testamento

 

São Miguel Arcanjo também é citado na Carta de Judas (escritos do discípulo irmão de Tiago e não de Judas Iscariotes), que é o penúltimo capítulo do Novo Testamento. 


Nessa passagem, temos a revelação de que o Arcanjo protege as almas até mesmo na hora da morte, como aconteceu com Moisés. 


“No entanto, o Arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo o corpo de Moisés, não se atreveu a lançar-lhe em rosto uma invectiva injuriosa; mas apenas disse: O Senhor te repreenda!” (Jd 1,9) 

 

Apocalipse

 

No livro do Apocalipse, último livro do Novo Testamento, que traz revelações de Deus a João, o apóstolo descreve a vitória das milícias celestes contra o inimigo, sua queda e expulsão do céu. Dessa forma, recebemos a seguinte lição:  se recorrermos a São Miguel, saímos vitoriosos das batalhas espirituais. 


“Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou, juntamente com seus anjos, mas foi derrotado; e eles perderam seu lugar no céu” (Ap 12,7-8). 

 

Curiosidades 


O nome Miguel, cuja tradução vem do hebraico, significa semelhante de Deus. Só por essa definição pode-se perceber a santidade do Arcanjo Miguel. Reconhecido como príncipe do céu e ministro divino, ele é um dos sete espíritos que assistem ao Trono do Altíssimo, segundo a Sagrada Escritura.


Como a Igreja e todo o seu povo são herdeiros das promessas de Deus, São Miguel Arcanjo tornou-se protetor de todos e as revelações do profeta Daniel estendem a nós. Devido a essas menções, São Miguel é considerado o padroeiro da Igreja Católica. Ele é celebrado anualmente, no dia 29 de setembro, junto aos Arcanjos Gabriel e Rafael


Capaz de atravessar o céu e a terra, o Arcanjo Miguel tem a capacidade de suscitar em nós o senso de justiça e o arrependimento. Quando invocado, ele defende os seres humanos para que sigam perseverantes nos ensinamentos deixados por Jesus Cristo.


De tão popular e querido, é uma das santidades mais estampadas em camisetas, baby looks, moletons, blusas e outros objetos devocionais. 


São Miguel Arcanjo defendei-nos no combate!  

 

No Exército de Deus, São Miguel Arcanjo está na frente e protege a todos. Visite a Loja da Ágape e confira nossa coleção de vestuário dedicada ao príncipe do céu. 


Lançamento: Moletons exclusivos da Ágape para aquecer e proteger toda a família. 


Elas são o Reino do Céus: confortáveis camisetas de São Miguel Arcanjo, feitas especialmente para as crianças.  

Fotógrafo - Shutterstock, Aleteia

 
 
 
 
 
 
Comente com o facebook
 
 
  •  
  •  
  •