A História do Natal e Sua Origem

20.Março.2019
 

A história do Natal é popularmente conhecida no ocidente como a data em que as pessoas celebram o nascimento de Jesus, o filho de Deus. Mas você sabia que há mais significados bíblicos por trás da tradição natalina, como a troca de presentes e a árvore? Veja!

Qual a história do Natal e de onde veio?

Durante muito tempo, o povo de Israel ouviu promessas sobre o nascimento do Salvador, filho de Deus, que viria ao mundo para livrá-lo dos pecados. Esse acontecimento tão especial foi anunciada na Bíblia em Lucas 2:10,11 “O anjo disse: trago boas notícias para todo o povo – nasceu Jesus, o Salvador”. O dia inesquecível marcou o início da história do Natal.

Os primeiros registros de comemoração como festa religiosa são do século IV pela Igreja Ocidental, mas historiadores afirmam que na Turquia, no século II, o Natal já era celebrado.

Advento

Um marco na história do Natal é o Advento, que significa chegada. É o primeiro período do Ano Litúrgico dividido em tempos para a celebração dos mistérios de Cristo:

Tempo do Advento;
Tempo do Natal;
Tempo da Quaresma;
Tríduo Pascal;
Tempo Pascal;
Tempo Comum.

Na Igreja Católica, o período do Advento começa quatro semanas antes do Natal, para celebrar a purificação do corpo e do espírito para a chegada do Salvador. Ele se inicia no primeiro domingo após o dia 30 de novembro e acaba na véspera do natal, simbolizando a espera por Maria.  

Por que Natal?

Você já parou para se perguntar qual a relação da palavra Natal e o significado da data? Ela vem do latim nātālis, que significa nascer. Em inglês, a comemoração é chamada de Christmas, vinda de Christ’s Mass, ou seja, a Missa de Cristo.

Dia de Reis

Dia 06 de janeiro, Dia de Reis, marca o fim das celebrações natalinas, pois foi quando os Reis Magos visitaram o Messias. Para os católicos, neste dia que devem ser retirados todos os enfeites de Natal e o presépio.

Outro momento marcado por eles é a troca de presentes, que vem das lembranças entregues a Jesus pelos Reis Magos e as luzes de Natal, que representam a estrela guia que os levou até o pequeno Salvador — esta é muito comum como enfeite em árvores natalinas.

Não tem como falar da história do Natal sem citar os pais que Deus escolheu para Jesus. Descubra qual foi o papel importante de José na Sagrada Família!


 
 
 
 
 
 
Comente com o facebook
 
 
  •  
  •  
  •