São José e seu papel na Sagrada Família

06.Março.2019
 

No dia 19 de março a Igreja celebra o dia de São José. Ele a quem Deus confiou o papel de proteger Maria e Jesus ainda em seu ventre.

José em hebraico significa “Deus acrescenta”, e o pai adotivo de Jesus corresponde exatamente a este significado.

No princípio, ainda quando noivo de Maria, ao saber de sua gravidez pensou em largar tudo e fugir, abandoná-la para que não fosse apedrejada ao ser acusada de adultério. Mas Deus lhe enviou um anjo em sonho que lhe disse para confiar em Maria, que realmente o filho que ela esperava era fruto do Espírito Santo, era filho de Deus.

“Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa” (Mt 1,24).

A partir disso, sendo profundamente tocado, José passou a caminhar ao lado de Maria, sendo verdadeiramente um pai para Jesus na terra. Ele que conduziu Nossa Senhora à Jerusalém para proteger a ela e a Jesus de Herodes, esteve lá no nascimento de Jesus e lhe ensinou o ofício de carpinteiro.

José tem um papel essencial na Sagrada Família, foi quem a protegeu, e é inspiração como modelo de trabalho e de silêncio, de paciência e confiança em Deus.

Foi José que renunciou a si mesmo e, pela fé, obedeceu a Deus e acolheu a Virgem Maria nesta caminhada divina.

• Sobre o dia de São José

Na celebração do Concílio Vaticano I, em 1870, foi o Papa Pio IX quem proclamou São José patrono da Igreja Católica. Além disso, o Papa Leão XIII destacou a vida de São José operário na encíclica Rerum Novarum, em 1891, ao tratar do mundo do trabalho. Já em 1892, o papa estabeleceu também a festa da Sagrada Família. E em 1955, Pio XII ordenou que, além da festa de 19 de março, fosse celebrada também a festa de São José Operário, em 1º de maio.


• Uma prece

Para expressar nossa devoção ao patrono da Igreja Católica e pai adotivo de Jesus, podemos rezar a famosa Oração a São José:

São José, tu foste a árvore abençoada por Deus, não para dar frutos, mas para dar sombra; sombra protetora de Maria, tua esposa; sombra de Jesus, que te chamou de pai e ao qual tu te entregaste totalmente; tua vida. feita de trabalho e de silêncio, me ensina a ser eficaz em todas as situações; me ensina, acima de tudo, a esperar na obscuridade firme na fé; sete dores e sete alegrias resumem tua existência: foram as alegrias de Cristo e de Maria, expressão de tua dedicação sem limites. Que teu exemplo me acompanhe em todos os momentos: florescer onde a vontade do Pai me colocou; saber esperar, entregar-me sem reservas, até que a tristeza e a alegria dos outros sejam minha própria tristeza e minha própria alegria. Amém.


Que São José seja exemplo de sabedoria e confiança plena em Deus mesmo quando não sabemos e nem imaginamos os planos que Ele tem para nós. 

São José, rogai por nós!




 
 
 
 
 
 
Comente com o facebook
 
 
  •  
  •  
  •