Como se preparar para a Quaresma?
12.Fevereiro.2019

Durante a Quaresma vivemos um período de penitência, recolhimento e verdadeiro combate espiritual, ou seja, assim como Jesus foi tentado no deserto, também nós passamos por provações. É neste período também que fazemos a renúncia a determinados alimentos, hábitos e há a prática do jejum. Tudo isso é fonte de purificação e demonstra a nossa vontade de viver com intensidade este momento a fim de escutar a Palavra de Deus e buscar a conversão.

A Quaresma tem início na Quarta-feira de Cinzas, após o Carnaval, e dura até a Quinta-feira Santa, antes da Missa da Ceia do Senhor. A penitência escolhida prolonga-se até o Sábado de Aleluia, completando então os exatos 40 dias. Após, se celebra o Domingo de Páscoa.
Mas, por que 40 dias?
Biblicamente, 40 é um número muito significativo. Afinal, foram 40 dias de dilúvio, 40 dias de Moisés no Monte Sinai, Israel passou 40 anos no deserto, Elias demorou 40 dias para percorrer o caminho até Horeb/Sinai e principalmente: foram 40 dias que Jesus passou no deserto se preparando para a vida pública e enfrentando as tentações.

Ou seja, os 40 dias de Quaresma também são para nós dias de preparação, de conversão, santificação, purificação e reflexão sobre a vida de Jesus, as dores, a Paixão e os ensinamentos. Dias de profunda interiorização e compreensão de que, como na Quarta-feira de Cinzas somos lembrados, “do pó viemos, ao pó voltaremos”, de que nós sem Deus não somos nada.
A Quaresma é tempo de voltar para Deus e reconhecê-lo verdadeiramente como Senhor. Tempo de prova, antes de uma grande vitória. Tempo de reconciliação com o Pai, de arrependimento dos pecados, que nos afastam da glória no Senhor, é tempo de confissão.
Bem vivendo a Quaresma
Entendendo melhor o que é a Quaresma e o que ela representa, podemos então também aprender a vivê-la bem, a fim de nos aproximarmos de Deus.

Ao longo deste período, a Igreja propõe de fato que nós fiéis façamos uma penitência, algo que vamos nos abster durante os 40 dias em prol da santificação, como uma mortificação em sinal de oração e súplica a Deus.
Algumas sugestões de penitência são, por exemplo:
Alimentar - substituir a carne por peixe ou outro alimento; comer de forma modesta; suspender doces, refrigerantes ou guloseimas; reservar um dia para fazer um jejum total ou parcial.Corporal - rezar alguma oração mais prolongada de joelhos; não usar elevadores ou escadas rolantes; deixar de usar o carro e pegar apenas transporte coletivo ou ainda descer do ônibus um ponto antes do necessário e andar a pé.Moral - não reclamar, mas agradecer a Deus pelas adversidades; sorrir sempre, mesmo em situações difíceis; moderar o uso das tecnologias e redes sociais; acordar mais cedo para rezar; trocar a TV por leitura; falar bem das pessoas que se gostaria de criticar; doar tempo e trabalho a quem precisa.
Essas práticas, bem como viver os dias de preceito na Igreja e buscar o Sacramento da Confissão são essenciais para verdadeiramente viver o período da Quaresma.
Que possamos buscar a Deus de forma plena, principalmente neste tempo tão importante para a solidificação da fé católica e nos tornarmos ainda mais dispostos à entrega total aos planos de Deus, para que após o período no deserto possamos celebrar a Páscoa do Senhor e a Ressurreição de Cristo.



Postagens relacionadas
Comente com o facebook