A protagonista do Círio de Nazaré: Nossa Senhora de Nazaré é a grande homenageada da festa

03.Setembro.2022
 

Maior festa religiosa do País e uma das maiores do mundo, o Círio de Nazaré faz uma merecida homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, que é uma das devoções marianas mais belas e singelas de que temos registro, pois ela parte de São José

 

Segundo a tradição, o esposo de Maria e pai adotivo de Jesus teria esculpido uma imagem da Virgem em madeira, que foi posteriormente pintada por São Lucas Evangelista.  

 

Por isso, essa evocação recebe o sobrenome de Nazaré, pois faz referência à terra natal de Nossa Senhora, cidade onde também viveu com José e o menino Jesus.  

 

Devoção em Portugal  

 

A escultura em madeira foi transferida de Nazaré para o mosteiro de Cauliniana, na Espanha, séculos depois. No século VIII, no ano 711, foi levada para Portugal, mas por causa da invasão dos mouros na Península Ibérica, um monarca chamado rei Rodrigo fugiu do País para proteger a imagem, acompanhado de Frei Romano. 

 

A escultura da Virgem de Nazaré foi escondida pelo religioso em uma gruta, onde permaneceu por mais de quatro séculos. Ela foi descoberta no século XII, no ano 1182, por pastores que passavam pela região. 

 

Em função da sua simplicidade e beleza e por ser diferente das imagens existentes na época, Nossa Senhora de Nazaré começou a ser venerada em Portugal. Essa devoção ganhou forte clamor popular e passou a ser difundida após um milagre atribuída a ela. 

 

Milagre: intercessão de Nossa Senhora de Nazaré 

 

Segundo a tradição, o primeiro milagre de Deus realizado através da intercessão de Nossa Senhora de Nazaré aconteceu quando ela salvou um cavaleiro chamado Diego Fuas Roupinho, que era vassalo do primeiro rei de Portugal, Afonso I.

 

Certa vez, em um dia de muita neblina, ele caçava um animal, que durante a fuga caiu num precipício por causa do nevoeiro. 

 

Diego partiu, então, em direção ao animal de caça pedindo proteção à Virgem de Nazaré. De repente, seu cavalo para sem motivo aparente e a neblina some. Quando consegue ter a visão clara do ambiente a sua volta, ele percebe que estava à beira do abismo, sendo salvo por Nossa Senhora. 

 

Feliz com o milagre, o cavaleiro espalhou a notícia para todos os cantos e a vila onde o fato inesperado aconteceu passou a ser chamada de Vila Nossa Senhora de Nazaré.    

 

Para sinalizar seu agradecimento, Diego construiu uma capelinha em homenagem à Virgem de Nazaré, que depois foi transformada em uma igreja.  

Esse fato, além do trabalho realizado pelos jesuítas de difundir o culto à Nossa Senhora de Nazaré em Portugal e no mundo inteiro foram um marco na divulgação desta evocação mariana.   

 

O culto à Nossa Senhora de Nazaré no Brasil  

 

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré no Brasil é a força que move a maior festa religiosa do País e, talvez, do mundo: o Círio de Nazaré, que reúne mais de 2 milhões de devotos em Belém, capital do Pará.  

 

Esse evento religioso mobiliza devotos e devotas do mundo inteiro, atraindo crianças, adultos e idosos, que usam camisetas e objetos de devoção para prestar sua homenagem à Nazinha, vocativo carinhoso utilizado por muitos fiéis.  

 

O culto à Virgem de Nazaré é uma herança lusitana, que foi trazida ao nosso País pelos jesuítas, e impulsionada quando Plácido José de Souza encontrou a imagem da santa, em um igarapé, na capital do Pará, em 1700.  

 

Todas as informações sobre o Círio, você poderá aprofundar no artigo indicado abaixo.  

 

 

>>> Leia também: Círio de Nazaré: a maior festa mariana do mundo  

 

 

Elementos da imagem 

 

A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré encontra-se em Portugal e diversas réplicas foram trazidas pelos portugueses a partir do século XVII, desde 1630. Foi graças a este trabalho de evangelização dos jesuítas que a estampa dela é tão conhecida e divulgada nos dias atuais.  

 

Rica em significados, o principal símbolo da imagem da Virgem de Nazaré é o menino Jesus que Maria carrega no colo, segurando um globo.  

 

De acordo com pesquisadores da área da Mariologia, Nossa Senhora de Nazaré, ao trazer seu filho nos braços, apresenta ao mundo o seu Salvador, Jesus Cristo. A presença do menino sugere simplicidade, doçura e humildade, que entram em contraste com a coroa em sua cabeça, mostrando sua posição de rei. 

 

O globo complementa o sentido da coroa indicando que ele reina sobre o mundo inteiro, título que não é imposto pelo poder, mas pela cruz que aparece em cima do objeto.  

 

Assim podemos nos recordar da morte e ressurreição de Jesus, que venceu a morte e o pecado.  

 

Quando olhamos para Nossa Senhora, também podemos nos atentar para outros elementos importantes:  a coroa, a túnica, o manto e o anjo aos seus pés. 

 

Com sete hastes, que indicam as sete dores de Nossa Senhora, a coroa mostra a posição de Maria como eleita de Deus e rainha do céu e da Terra. De um modo especial, no Brasil, também é lembrada como rainha da Amazônia. Essa realeza também está explícita no manto, com detalhes dourados, e no anjo situado a seus pés. 


Nossa Senhora Rainha  

 

A Igreja Católica enaltece a majestade de Nossa Senhora em uma festa litúrgica muito bonita, que ocorre anualmente no dia 22 de agosto, oito dias após a celebração da sua Assunção. Essa data é conhecida como Nossa Senhora Rainha, afinal a Ela tudo foi entregue. 

 

Essa data foi oficializada pelo papa Pio XII, no ano de 1954. É importante, também, destacar que a soberania de Nossa Senhora tem seu alicerce no Antigo Testamento: a rainha é sempre mãe do rei, e não esposa.  

 

São Francisco de Assis, fiel devoto da Virgem Maria descreve nessas palavras toda sua realeza: “ Salve ó Senhora Santa Rainha Santíssima, Mãe de Deus, ó Maria… Em vós residiu e reside toda plenitude da graça e todo o bem”.   

 

Nossa Senhora de Nazaré, rogai por nós!  

 

Informações principais  

 

Título: Nossa Senhora de Nazaré 

Padroeira: Estado do Pará (Brasil) e rainha da Amazônia  

Festa litúrgica: Círio de Nazaré, no segundo domingo do mês de outubro  

 

 

Belíssimas estampas para você expressar o seu amor e devoção pela Virgem de Nazaré. Conheça nossa coleção na Loja Virtual da Ágape. 

Fotógrafo - Shutterstock

 
 
 
 
 
 
Comente com o facebook
 
 
  •  
  •  
  •