5 dicas para atender com excelência os clientes católicos

15.Outubro.2018
 

A melhor maneira de manter qualquer negócio é fidelizando a clientela. Parece óbvio, mas, ainda hoje, há pessoas que trabalham com vendas, mas não se conscientizam a respeito do cuidado que se deve ter com cada cliente na hora do atendimento.


Alguns motivos para haver esse problema são, por exemplo: timidez, comodismo, falta de experiência ou de boa orientação, desmotivação e até, eventualmente, por não haver gosto pelo trabalho.


Independente de qual for o motivo, é preciso saná-lo e corrigi-lo antes que ele faça seu negócio ir à falência. Seus produtos podem ser ótimos, mas uma pessoa que é mal atendida dificilmente esquece a experiência, e isso reduz exponencialmente as chances de ela voltar ao seu estabelecimento e indicá-lo a outras pessoas.
Pensando no sucesso do seu empreendimento, separamos 5 dicas que vão te ajudar a atender seus clientes católicos com excelência. Confira abaixo!


#1 Nunca subestime seu cliente


Muitas vezes, por subestimar os clientes, perdemos vendas. Isso acontece porque, pode acontecer de você achar que o cliente não precisa de ajuda para encontrar o produto que procura ou de você achar que ele não precisa de explicações sobre as vantagens de cada item.


A não ser que esse cliente vá até a sua loja determinado à procura de um produto muito específico e padrão, mesmo que ele não diga ou ele mesmo não saiba, ele precisa, sim, de ajuda. Você, como vendedor, sabendo as características e diferenciais de cada produto, tem a missão de oferecer ajuda e falar sobre eles, a fim de facilitar a vida do cliente e, por consequência, agregar ainda mais valor à aquisição que ele fará na sua loja. 


Isso faz com que ele enxergue valor no que você está oferecendo e perceba o quão vantajoso é aquele produto. Deixe claras as opções e converse com o seu cliente para entender o problema dele, a fim de oferecer a melhor solução para cada caso.



Dica bônus: isso ainda ajuda você a identificar quais outros produtos você poderia implementar na sua loja, que você ainda não tem, e providenciar para futuras vendas, além de ter a oportunidade de oferecer possíveis combinações ou algo complementar ao que o seu cliente procura.


#2 Não seja insistente


Essa dica se opõe à primeira, porque você deve, sim, oferecer ajuda e estar preparado para apresentar bem as qualidades e diferenciais de seus produtos, mas não deve ser insistente.


Se você já falou e explicou sobre o produto, mas seu cliente não se interessou é porque, provavelmente, aquilo não é útil para ele ou está fora do valor que ele pode pagar, ou, ainda, ele não viu tanta qualidade ou benefícios no que foi apresentado.


Então, não seja insistente. Você pode até conseguir a venda, pois algumas pessoas ficam intimidadas com esse tipo de situação e cedem, mas essa pessoa provavelmente não voltará, pois, na verdade, ela saiu da loja com o sentimento de que foi praticamente forçada a comprar algo. E isso não é nada legal.


Não diga expressões como: "aproveita que está baratinho". Tenha em mente que o barato ou o caro depende do referencial e do poder aquisitivo de cada pessoa. Prefira frases como: "este produto custava R$ 50,00 na semana passada e, hoje, está saindo por R$ 25,00" (claro, se isso for verdade), mas use o valor do próprio produto como referência e apresente os benefícios e vantagens para o cliente em adquiri-lo.


Tenha contato com as melhores distribuidoras de produtos para garantir os melhores preços na revenda, assim fica ainda mais fácil de você trabalhar e obter êxito, sem deixar de lado a qualidade.


#3 Conheça bem a Igreja Católica


Vender produtos católicos exige ainda mais boa vontade no atendimento ao cliente. Isso porque, nesse caso específico, não se trata somente sobre a venda e o dinheiro que você conseguirá por meio dela, mas de evangelização.



A evangelização só é possível pela fé e pelo conhecimento. Já imaginou entrar alguém em sua loja que não saiba exatamente o que procura, mas saiba para qual finalidade quer algum artigo? Por exemplo, a pessoa diz que busca a imagem de um santo relacionado à proteção e te pede indicações... Você precisa ter referências como São Bento, de que maneira esse santo intercede por essa causa e daí por diante.


Saber as diferenças entre os produtos e suas finalidades relacionadas à religião é essencial para qualquer vendedor de produtos católicos. Do contrário, você com certeza perderá vendas e deixará de evangelizar.


Comece baixando nosso Calendário dos Principais Santos da Igreja para não perder nenhuma data ou devoção importante. Basta clicar aqui.


#4 Ofereça o atendimento que você gostaria de receber 


Não só para vender produtos católicos, mas para todos os momentos na vida, a Igreja nos chama a transparecer no rosto o sorriso de Deus, pois devemos ser sua imagem e semelhança. 


A pessoa que está à nossa frente não tem culpa dos nossos problemas do dia a dia, então, procure oferecer a ela o melhor sorriso que tiver, pois o nosso rosto transmite uma mensagem para os outros e o sorriso ajuda a conquistar a confiança do cliente, para que ele te escute e você possa realizar as suas vendas.



Seja acolhedor, como todo bom católico, e cumprimente todos. Isso faz muita diferença! Evite deixar seu cliente esperando, é muito importante ser ágil para oferecer uma boa experiência a todos.


#5 Crie vínculo


Faça algo para que o cliente se sinta valorizado. Um sorteio, por exemplo, é uma ótima forma de agradá-lo e fidelizá-lo. 


Para isso, exponha na loja o produto ou, se possível, uma cesta de produtos para sortear periodicamente. Tente parcerias com a distribuidora para que os produtos que seriam revendidos e que serão sorteados/presenteados sejam adquiridos por preços diferenciados. Pense em estratégias que sejam vantajosas para ambos os lados. Depois de organizar, dê um cupom de participação a cada compra acima de determinado valor e pronto. 


Dessa forma, você cria uma lista de contatos para comunicar futuras promoções ou chegada de novos produtos e instiga a participação e a compra no seu estabelecimento. Essa interação é essencial para melhorar o relacionamento com o cliente e ajudar a fidelizá-lo.



Gostou das dicas? Que tal se tornar um revendedor de produtos da Ágape Moda Católica?

 
 
 
 
 
 
Comente com o facebook
 
 
  •  
  •  
  •