Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

05.Outubro.2018
 

Maria apareceu a diversas nações, mas no Brasil o Senhor quis que ela o fizesse por meio de uma imagem.

Para um povo simples e muitas vezes analfabeto, uma imagem diz muito mais do que palavras, é uma verdadeira representação da mensagem de Deus, e com ela é possível apenas sentir seu significado.

A aparição de Nossa Senhora da Conceição Aparecida condiz, neste sentido, exatamente com quem Maria é por natureza: simples e humilde.

#História

Em meados do ano 1717, ficou-se sabendo que o Conde de Assumar, Dom Pedro de Almeida e Portugal, governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, estava em peregrinação à Vila Rica, hoje a conhecida cidade de Ouro Preto, localizada em Minas Gerais. Tendo isso em vista, a Câmara de Guaratinguetá convocou um grupo de pescadores, Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, para pescar no Rio Paraíba.

No entanto, mesmo depois de muitas tentativas, o grupo não obteve sucesso, não havia peixes, até que insistiram mais um pouco e, em Porto Iguaçu, tendo lançado a rede mais uma vez, perceberam terem pego uma imagem de Nossa Senhora, mas sem a cabeça. Jogaram a rede novamente e, então, veio a cabeça dela. Em seguida, lançando-a uma última vez, os peixes vieram em abundância.


Os pescadores se sentiram abençoados e reconheceram o milagre que havia acontecido atribuindo-o à imagem. Depois disso, ela ficou durante anos na casa de um deles, Filipe, até que presenteou seu filho com a imagem e ele então criou uma espécie de oratório, onde diversas pessoas da região iam visitá-la e se tornaram devotas. A fama de Nossa Senhora Aparecida foi se espalhando aos poucos pelo país.

Com o tempo, o Vigário de Guaratinguetá, em torno de 1734, construiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros. Em 1745, ela foi aberta à visitação pública, mas ainda assim o local não dava conta da quantidade de fiéis, que só aumentava. Foi em 1834 que teve início a construção de uma igreja maior (a atual Basílica Velha). 


Em 1894, um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas foi para a cidade de Aparecida com a finalidade de trabalhar no atendimento dos romeiros que iam ao local para visitar e rezar junto à imagem.

#Reconhecimento

Em 1904, o Papa Pio X ordenou que a santa fosse coroada em uma celebração solene. 


Já em 1908, a igreja passou a receber o título de Basílica Menor, mas o maior acontecimento ocorreu em 1929, quando o Papa Pio XI declarou oficialmente Nossa Senhora Aparecida como a Padroeira do Brasil. A partir disso, o número de devotos aumentou ainda mais, o que só fortaleceu a fé dos brasileiros na mãe Imaculada.

Quando, em 1967, se completaram 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI mandou de presente ao Santuário a Rosa de Ouro, reconhecendo sua importância.

Crescendo cada vez mais o número de devotos e romeiros, nem a basílica menor comportava mais a quantidade de gente. Aí foi necessário construir um local bem maior, a atual Basílica de Nossa Senhora Aparecida, que teve sua edificação iniciada em 1955. Em 1980, mesmo ainda em construção, ela foi consagrada pelo Papa João Paulo II.


Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1984, a Basílica de Aparecida foi declarada oficialmente como o maior santuário mariano do mundo. E, em 2017, quando completaram-se 300 anos que a imagem foi encontrada, Papa Francisco mandou de presente uma nova Rosa de Ouro ao santuário, demonstrando total respeito e admiração pela santa padroeira da nação brasileira e fortalecendo a devoção de todo o povo.

 
Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

 
 
 
 
 
 
Comente com o facebook
 
 
  •  
  •  
  •