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    Qual a melhor maneira de cobrar dos clientes?

    Revenda

    19.Novembro.2018
     
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    A jornada do vendedor nem sempre acaba depois dele conquistar o cliente e gerar interesse em seu produto. As estratégias de venda devem ir além, é necessário que o cliente realmente efetive a compra.

    Só depois do pagamento realizado é que a relação se torna favorável para ambos os lados. E como, atualmente, muitas pessoas se encontram em dificuldades financeiras, é importante manter uma flexibilidade para negociar sem que nenhuma das partes envolvidas saia prejudicada. Dessa maneira, você mantém os clientes e recebe seu lucro justo pelas ofertas.

    Separamos algumas dicas de como cobrar dos seus clientes e mantê-los fiéis e felizes depois que eles efetuam as compras. Veja abaixo!

    #1 Negocie


     A negociação é uma das melhores estratégias para evitar prejuízos. Imagine: você cativou o cliente, apresentou os benefícios do seu produto, destacou a qualidade, mas, por mais acessível que esteja o valor, seu cliente ainda não tem condições de pagar?

    A forma como você negociará depende da relação que já existe entre você e o cliente. Por exemplo, se é um cliente novo, você pode tentar baixar o preço para conquistá-lo pensando em futuras vendas. Nessa hora, fale que é um preço especial por ele ser novo, assim ele já fica ciente de que você está sendo "legal" com ele e nas próximas compras o valor será diferente. Isso gera inconscientemente uma sensação de compromisso e confiança.

    Há também a opção do seu cliente já ser fixo, fiel e bom pagador, mas estar especificamente no momento com dificuldades financeiras. Neste caso, facilite o pagamento, verifique opções de parcelamento, cartão, cheque... Dessa forma, você não deixa de receber e fica viável para seu cliente acertar a conta.

    Agora, se você tem um cliente que quer sempre comprar fiado, cuidado! Às vezes é melhor perder um cliente como esse do que acabar sempre no prejuízo. Tudo depende de uma relação honesta e honrada. Se você já "vendeu" produtos a ele uma, duas, três vezes e ele não te pagou, diga que não pode mais fazer negócios dessa forma, que você precisa arcar com seus custos também, o que não é mentira, certo?

    #2 Transparência

    Ser transparente é essencial para fidelizar clientes e esse é um excelente caminho para o sucesso de qualquer negócio. 

    Assim como para vender é preciso apresentar os benefícios dos produtos de maneira clara, tentando ajudar o cliente a enxergar valor e verificar sua utilidade no dia a dia, é necessário ter transparência na hora de cobrar também. 


    Sendo honesto e transparente, é mais fácil para que seus clientes vejam que a venda é uma via de mão dupla, na qual ele precisa de um produto e você precisa receber o pagamento dele para se manter.

    A cordialidade e a discrição são essenciais nessa hora, afinal, você quer apenas que o cliente quite a dívida e não que ele saia dessa relação magoado e ainda difamando você e seu negócio, não é?

    Então, coloque a importância de receber os valores para garantir a qualidade dos seus produtos e não constranja seu cliente em hipótese alguma.

    #3 Facilite o pagamento

    Quando você oferece mais opções de pagamento, permite que seu cliente encontre alternativas para comprar com você.


    Com tantas facilidades de crédito hoje em dia, se você só aceita pagamento em dinheiro pode perder muitos compradores, afinal, não é todo mundo que anda com dinheiro no bolso. 

    Já parou para pensar na quantidade de pessoas que andam com cartão e na viabilidade de pessoas que andam com dinheiro? Pois é, pense sobre isso e avalie se seus custos permitem investir em uma máquina que aceite cartões. Além disso, você pode testar o recebimento de cheques. 

    Se um cliente está com uma dívida, ofereça possibilidades para facilitar que essa dívida seja quitada. Faça um novo acordo, se necessário, mas tenha uma conversa franca para que cheguem a um consenso de como viabilizar a quitação da dívida de modo cordial e conforme as possibilidades de ambos.

    #4 Valorize o pagamento em dia

    Se você oferece benefícios, promoções, brindes ou descontos a quem pagar à vista, suas chances de aumentar o lucro crescem e isso ajuda para que os clientes se esforcem para efetivar o pagamento desta forma.


    Essa estratégia é ótima para organizar o caixa e mantê-lo em dia. Então, avalie até que ponto pode fazer essas promoções, descontos e até sorteios e se planeje.

    Os resultados são muito positivos e ajudam, inclusive, a criar encantamento no cliente, pois ele passa a se sentir beneficiado, gera envolvimento e fideliza.

    #5 Revenda produtos com bom custo x benefício

    Uma das chaves para não se ter compradores que não pagam é oferecer produtos com preços justos sem deixar de lado a qualidade. Então, na hora de começar seu negócio, avalie distribuidoras pelo custo x benefício do que elas oferecem.

     Busque lojas que são referência e que te ajudam nessa jornada da revenda, com orientações e boas condições para você atuar no mercado. O importante é vender pelo preço que realmente o produto vale. Saber as referências de qualidade do produto é importante para repassar a informação ao consumidor e agregar valor na compra.


     
     
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