5 dicas para melhorar a exposição de produtos católicos no ponto de venda

25.Julho.2019
 

Quando o assunto é exposição de produtos na loja, muitos varejistas ainda se perguntam se o investimento reflete em mais faturamento. Para responder a essa pergunta, temos os dados de uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-SP), que apontam um aumento nas receitas de 12% a 40% em lojas que realizaram melhorias simples de organização interna. 


Tudo deve ser pensado no sentido de melhorar a experiência de compra do cliente e garantir mais vendas ao final dela. Por se tratar de uma compra que mexe com as emoções, a exposição de produtos em uma loja católica deve ser planejada com muito cuidado, a fim de aumentar o ticket médio de vendas. Afinal, tudo se converte a um único objetivo: reforçar a fé


Por isso, preparamos algumas dicas para o lojista de artigos católicos melhorar o ponto de venda nesse quesito, com base nos principais estudos de mercado acerca do assunto. 




#1 Separe os produtos por categoria

Como dissemos anteriormente, todos os produtos de uma loja católica têm um objetivo em comum. Por isso, para garantir o melhor trânsito de pessoas no interior da loja, coloque cada categoria em um local específico, permitindo ao cliente fazer a experimentação - olhar, pegar e tocar fazem toda a diferença na hora de escolher e fechar uma compra. 


#2 Privilegie o campo de visão do cliente na hora de expor


É importante ainda ser criativo na hora de escolher os recursos de exposição, indo além das gôndolas. Caso trabalhe com moda católica, por exemplo, além de araras que permitam ao cliente retirar uma peça sem bagunçar as demais, aposte em manequins para conferir um visual mais estiloso ao ambiente, bem como mostrar o caimento e detalhes dos principais modelos em estoque. 


Já no caso de imagens de santos, uma dica é dispor as menores à altura e à frente dos visitantes, colocando diversos modelos e tamanhos de uma mesma imagem juntas. Assim, você facilita o manuseio e garante melhor saída. A dica também vale para terços, chaveiros e livros. Quanto mais no campo de visão do cliente, melhor! 


Para melhorar a visibilidade, invista numa boa iluminação, para deixar o ambiente claro e uniforme o tempo todo. Luzes também podem ajudar a destacar determinados produtos, desde que não distorçam os aspectos físicos do mesmo, o que pode gerar reclamações no futuro. 


#3 Evidencie os produtos em promoção


Por mais que a sua marca esteja em evidência através de alguma comunicação externa, é no ponto de venda que a decisão de compra acontece de fato. Por se tratar de um segmento muito específico, é importante investir em materiais promocionais de qualidade, que valorizem não apenas o produto, mas também o sentimento que o ato de adquiri-lo desperta no cliente. 


Uma boa tática para evidenciar produtos em promoção é usar gôndolas que permitam a movimentação pela loja. Assim, o lojista pode analisar qual o melhor lugar para colocá-las, conforme o movimento de venda. 


#4 Montando a sua vitrine a partir da técnica de triangulação



A disposição dos produtos na vitrine é um investimento certeiro para afetar a percepção dos consumidores e despertar a compra emocional, aquela realizada por impulso. E uma das técnicas mais indicadas por especialistas em visual merchandising na hora de montar uma vitrine é a da triangulação


Basicamente, a ideia é expor os produtos de forma triangular, sendo dois acima e um embaixo. O objetivo, nesse caso, é garantir uma disposição mais arrojada e quebrar a dureza das linhas retas. Para completar os espaços, o ideal é incluir produtos menores, mas que complementem o tema escolhido para a vitrine.  


Exemplo: ao expor três camisetas de Nossa Senhora seguindo essa técnica, aproveite os espaços vagos para incluir imagens, terços e outros acessórios de mesmo tema. 



#5 Não tem loja física? Saiba como expor seus produtos usando as redes sociais!


Se você vende artigos católicos de forma autônoma, dá para transformar as redes sociais em verdadeiras vitrines para o seu negócio. O primeiro passo é ter perfis ativos e organizar-se para atualizá-los sempre, com as novidades e promoções, informando adicionalmente o telefone de contato ou endereço para encontrá-lo. 


No Instagram, por exemplo, encare o perfil como uma vitrine virtual, incluindo fotos bem produzidas - os smartphones de hoje são equipados com câmeras de excelente resolução. Para quem trabalha com moda católica, as fotos humanizadas ou ambientadas costumam gerar boas reações no público-alvo, especialmente nas mulheres. 


Não se esqueça também de levar o seu conteúdo para uma página oficial da sua revenda no Facebook, pois o público católico - especialmente acima de 40 anos - tem presença cativa nessa rede social. 


Além de contar com o engajamento do público fiel à sua revenda, vale a pena também pensar num investimento de mídia para garantir que as suas publicações alcancem mais pessoas interessadas pelo tema e que residam na mesma cidade ou região de atuação. 


E lembre-se: todas as nossas sugestões só serão efetivas se o seu negócio oferecer produtos de qualidade ao cliente, pois esse é um dos pontos decisivos para fidelizar clientes do segmento católico. 


Gostou do conteúdo? Aproveite a visita para conferir as novidades que Ágape Moda preparou para você levar mais fé e amor aos seus clientes! 



 
 
 
 
 
 
Comente com o facebook
 
 
  •  
  •  
  •