Roupa de Batizado: O Que é e Como Vestir Seu Bebê

12.Abril.2019
 

A escolha da roupa de batizado do bebê é muito importante neste momento abençoado. Isso porque o batismo é um dos sete sacramentos da Igreja Católica abrindo as portas de Deus para a vida da criança.

Pensando nisso, separamos alguns pontos importantes que vão te orientar na escolha certa, confira!

Roupa de batizado: qual a importância e como vestir a criança?

Segundo a tradição cristã, a roupa de batizado indicada para a ocasião é o mandrião, usado pelos antepassados. Ele nada mais é do que um vestido comprido unissex, branco, feito de cambraia. Algumas regiões do mundo ainda bordam o nome de cada bebê da família que foi batizado com o ele, passando a história da família abençoada por Deus adiante.

Mas vale lembrar que não é uma imposição, apenas uma tradição que pode ou não ser seguida. Caso você não tenha um mandrião ou prefira optar por outra vestimenta, algumas dicas podem te ajudar:

Cor

Atente-se à cor. A mais indicada para a roupa de batizado é branco, que simboliza a presença do Espírito Santo e a purificação da alma. Se não for possível, opte pelo tom mais claro que puder.

Conforto

O conforto no batismo é extremamente importante, já que o bebê ficará um bom tempo usando a roupa. Evite bordados que possam pinicar ou elásticos muito apertados!

Ele já estará incomodado com o tanto de pessoas ao redor, com toda a agitação do desconhecido e a água na cabeça. Portanto, não dê mais motivos para ele se sentir desconfortável. É o dia em que ele faz o primeiro contato com o Espírito Santo, por isso deve estar tranquilo para se entregar a Deus.

Praticidade

Escolha uma roupa de batizado prática para que a criança possa ser abençoada e purificada de maneira fácil. Evite adornos difíceis de tirar na cabeça, tecidos muito longos que possam atrapalhar o momento do batizado e deixar a criança toda molhada depois.

Algumas famílias cristãs tradicionalmente deixam a vestimenta como responsabilidade da madrinha, mas é fundamental que tudo isso seja alinhado antes. O importante é que seja uma escolha feita com amor e paz de espírito, para que a criança receba a purificação e comece a jornada de fortalecimento da fé de coração aberto.

Quer mais dicas como essas? Confira tudo no blog da Ágape.

 
 
 
 
 
 
Comente com o facebook
 
 
  •  
  •  
  •