Veja as Principais Dúvidas Sobre o Casamento na Igreja Católica

08.Março.2019
 

O casamento na igreja católica é uma tradição e o sonho de muitos casais que planejam ficar juntos para sempre. O amor e a fé em Nosso Senhor são os principais motivos da união e celebração, que é um marco desse momento tão importante na vida dos dois. Se você tem dúvidas sobre a celebração do casamento católico, leia este artigo completo e saiba mais!

Quais os documentos necessários para um casamento na Igreja Católica?

Quem sonha em entrar na igreja de véu e grinalda, deve saber que para realizar esse sonho é necessário considerar alguns procedimentos técnicos e requisitos para que a cerimônia religiosa aconteça.

Além de se preocupar com a decoração, lista de convidados e local da comemoração, saiba que para realizar o casamento na igreja católica você deve obter alguns documentos. Cada igreja tem um procedimento específico, no entanto, na grande maioria das vezes é necessário providenciar:

cópias autenticadas do RG e CPF do noivo e da noiva;
certidão de batismo dos noivos;
certificado do curso de noivos;
comprovante de residência;
carta do padre;
ficha com duas testemunhas (não pode ser pai ou mãe dos noivos, nem menores de idade);
pagamento da taxa da igreja.

É possível realizar um casamento católico fora da igreja?

Quem sonha com uma celebração ao ar livre pode ter essa dúvida, mas saiba que a Igreja Católica não permite que a cerimônia de matrimônio ocorra fora do ambiente da igreja. A razão é que o sacramento deve ser sempre celebrado em templos. A solução para quem prefere uma celebração ao locais abertos, é realizar uma festa após o ato religioso.

Os noivos precisam ser batizados para casar na igreja?

Sim, tanto o noivo como a noiva precisam ser batizados para poderem realizar o casamento na Igreja Católica. Porém, em caso de um dos noivos ser praticante de outra religião, o batismo não será obrigatório.

E se os noivos nunca fizeram primeira comunhão?

No caso dos noivos nunca terem realizado a primeira comunhão, é possível realizar o casamento, porém sem a ocorrência da missa. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a realização da cerimônia de casamento não exige a ocorrência de uma missa. Mas, é claro que a celebração eucarística agrega ainda mais importância para o momento, tornando-o mais especial.

Este artigo foi útil para você? Agora você já sabe mais sobre o casamento na Igreja Católica, saiba mais sobre os detalhes que não podem faltar na cerimônia!


 
 
 
 
 
 
Comente com o facebook
 
 
  •  
  •  
  •