Conheça a História e Significado do Escapulário
17.Abril.2019

Você sabe qual é a verdadeira história e significado do escapulário? Mesmo após 20 séculos desde seu surgimento, a peça ainda carrega um peso histórico e divino, de acordo com as regras e compromissos de uso.
Confira mais sobre o surgimento do escapulário e como ele deve ser usado!
Qual é a história e o significado do escapulário?
Quem vê a peça como conhecemos hoje, nem imagina o que há por trás da história e significado do escapulário, que surgiu no século XI com os carmelitas.
Naquela época, um grupo de homens se uniu no Monte Carmelo para seguir Jesus, onde construíram uma capela para Nossa Senhora. Lá, deram início à Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, ou seja, os carmelitas.
Após uma perseguição dos muçulmanos, eles fugiram para a Europa, espalhando a Ordem pelo mundo, o que os levou a ser hostilizados pelas roupas que vestiam. Em 1251, então, São Simão Stock, na Inglaterra, pediu um sinal da Nossa Senhora do Carmo para sua proteção, que fosse visível por todos.
Ela apareceu para ele, dizendo:
“Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.
Ela segurava nas mãos um escapulário, que era um avental usado sobre os ombros (escápulas) pelos monges, para manter as túnicas limpas. Até hoje, é usado por carmelitas pelo mundo, como símbolo de proteção.
Compromissos e curiosidades para o uso do escapulário
Para usar o Escapulário do Carmo, o sacerdote precisa seguir uma série de compromissos:
colocar Deus em primeiro lugar;
escutar a Palavra de Deus na Bíblia e praticá-la;
buscar a comunhão com Deus por meio da oração;
abrir-se ao sofrimento do próximo;
participar, com frequência, dos sacramentos da Igreja, da Eucaristia e da confissão.
Para que mais pessoas pudessem usar o escapulário, o avental foi adaptado, se tornando dois pedaços de pano ligados por um cordão, com as imagens de Nossa Senhora do Carmo e do Sagrado Coração de Jesus. Anos depois, foi se modificando, até ganhar os diversos formatos que temos hoje, muito usado como acessório de proteção.
Mas é importante saber que, seguindo a história e significado do escapulário, ele não pode ser comprado e sim um presente como sinal da proteção de Deus, da mesma forma de Stock foi presenteado por Nossa Senhora. Quando ele arrebentar, é um sinal de que quem o usava se livrou do perigo.
Agora que já sabe tudo sobre a história e o significado do escapulário, já pode usá-lo como pede a tradição, para manter a proteção divina com você! Confira, também, estas dicas de como combinar o escapulário na moda.
colocar Deus em primeiro lugar;
escutar a Palavra de Deus na Bíblia e praticá-la;
buscar a comunhão com Deus por meio da oração;
abrir-se ao sofrimento do próximo;
participar, com frequência, dos sacramentos da Igreja, da Eucaristia e da confissão.