Como Funciona a Missa e Quais São as Suas Partes e Estrutura
15.Fevereiro.2019

Você sabe ao certo como funciona a Missa? Neste post nós vamos falar um pouco mais sobre o assunto e esclarecer quais são os principais elementos que compõe o culto mais sublime que, com tanto amor, é oferecido ao Nosso Senhor.
Qual é a importância da Missa?
A Missa é um importante culto celebrado por toda a comunidade cristã para fazermos pedidos, agradecimentos, louvores e, principalmente, adorar a Deus em sua própria casa: a igreja!
Ou seja, é a oportunidade de ouvir a palavra Divina ao lado dos irmãos, colocando em prática o amor, devoção e a empatia que nos é pregada constantemente para nos aproximarmos do Senhor e de suas Graças.
Como funciona a Missa?
Para entender como funciona a Missa, é preciso saber que, no geral, a cerimônia é dividida em quatro partes. Veja abaixo uma breve explicação sobre cada um deles.
1. Ritos iniciais
A abertura da Missa é nomeada como Ritos Iniciais. Normalmente, essa primeira parte é composta por um comentário introdutório para a celebração do dia, com alguns elementos especiais, como por exemplo:
canto de abertura;
acolhida;
antífona de entrada;
ato penitencial;
hino de louvor;
oração coleta.
2. Rito da Palavra
Como o próprio nome já diz, nesse momento nós temos a oportunidade de ouvir um pouco mais sobre os dizeres de Deus por meio da primeira leitura, salmo responsorial, segunda leitura, aclamação ao evangelho, proclamação do evangelho, homilia, profissão de fé e oração da comunidade.
O Rito da Palavra é extremamente emocionante e é capaz de inspirar a todos os fiéis. Afinal, existe algo mais lindo de se ouvir? Devemos aproveitar este momento para conseguir olhar para o próximo aos olhos de Cristo.
3. Rito Sacramental
O Rito Sacramental é dividido em três atos:
oferendas;
oração eucarística;
comunhão.
Nestes atos, devemos continuar a agraciar, adorar e refletir sobre todas as bênçãos que nos é proporcionada diariamente através das Graças de Deus.
4. Ritos Finais
Este é o momento de finalizar a santíssima celebração da Missa, com mensagens conclusivas, comunicados para a comunidade cristã, canção de ação de Graças e a maravilhosa bênção final.
Gostou de saber como funciona a Missa?
Continue acompanhando o blog da Loja Ágape e confira porque não se deve usar roupa curta na igreja.
Qual é a importância da Missa?
A Missa é um importante culto celebrado por toda a comunidade cristã para fazermos pedidos, agradecimentos, louvores e, principalmente, adorar a Deus em sua própria casa: a igreja! Ou seja, é a oportunidade de ouvir a palavra Divina ao lado dos irmãos, colocando em prática o amor, devoção e a empatia que nos é pregada constantemente para nos aproximarmos do Senhor e de suas Graças.Como funciona a Missa?
Para entender como funciona a Missa, é preciso saber que, no geral, a cerimônia é dividida em quatro partes. Veja abaixo uma breve explicação sobre cada um deles.1. Ritos iniciais
A abertura da Missa é nomeada como Ritos Iniciais. Normalmente, essa primeira parte é composta por um comentário introdutório para a celebração do dia, com alguns elementos especiais, como por exemplo: canto de abertura; acolhida; antífona de entrada; ato penitencial; hino de louvor; oração coleta.2. Rito da Palavra
Como o próprio nome já diz, nesse momento nós temos a oportunidade de ouvir um pouco mais sobre os dizeres de Deus por meio da primeira leitura, salmo responsorial, segunda leitura, aclamação ao evangelho, proclamação do evangelho, homilia, profissão de fé e oração da comunidade. O Rito da Palavra é extremamente emocionante e é capaz de inspirar a todos os fiéis. Afinal, existe algo mais lindo de se ouvir? Devemos aproveitar este momento para conseguir olhar para o próximo aos olhos de Cristo.3. Rito Sacramental
O Rito Sacramental é dividido em três atos: oferendas; oração eucarística; comunhão. Nestes atos, devemos continuar a agraciar, adorar e refletir sobre todas as bênçãos que nos é proporcionada diariamente através das Graças de Deus.4. Ritos Finais
Este é o momento de finalizar a santíssima celebração da Missa, com mensagens conclusivas, comunicados para a comunidade cristã, canção de ação de Graças e a maravilhosa bênção final. Gostou de saber como funciona a Missa?Postagens relacionadas
Comente com o facebook