Adoração Eucarística: O Que É e Qual a Sua Origem
05.Abril.2019

O que é Adoração Eucarística e quais os benefícios proporcionados por ela? Essa é uma dúvida muito comum, principalmente daqueles que estão iniciando a jornada no caminho de Deus.
Descubra tudo sobre essa prática de sacramento ensinada por Jesus Cristo logo antes de Sua morte.
O que é Adoração Eucarística?
A palavra adoração tem várias origens, sendo hebraica a contida no Antigo Testamento, cuja derivação vem de shachah, que significa inclinar-se, ajoelhar-se, cair adiante. Já a palavra Eucaristia vem do grego eukharisthia, que significa gratidão e reconhecimento.
Dessa forma, já é possível entender que a Adoração Eucarística, nada mais é, do que curvar e agradecer o sacrifício de Cristo, recebendo Seu corpo que foi oferecido por nós na cruz.
História
A Eucaristia foi ensinada por Jesus antes de morrer quando, na Santa Ceia, já fazia referência do Seu corpo como o pão da vida eterna: ”Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. [...] Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos” (João 6:51-71)
Ele ofereceu o próprio corpo e sangue à Deus pela humanidade, assim como ofereceu e repartiu o pão e vinho durante a Última Ceia. É um ato de agradecimento e reconhecimento pelo ato de sacrifício, em busca da vida eterna com o Pai.
Benefícios
A Adoração Eucarística proporciona muitos benefícios a quem a pratica, como:
aproxima e amadurece a união com Deus;
converte e purifica o coração;
pratica a comunhão do espírito;
conecta com o próximo e com o mundo criado por Ele;
estimula compaixão e gratidão pelo sacrifício de Cristo.
Tudo isso acontece porque, Jesus na Eucaristia não é em Seu estado crucificado, é em Seu estado presente e vivo. A adoração é o momento em que Ele se junta a nós, assim como fez com os Apóstolos na Última Ceia.
Eucaristia e religião
Poucas pessoas sabem, mas a Eucaristia é praticada por outras religiões, não apenas pela Igreja Católica, como a Luterana, Anglicana, Evangelicalismo, Mórmons e Testemunhas de Jeová. O ritual é diferente, mas o objetivo é o mesmo: reconhecer e receber o corpo e sangue de Cristo.
Na Igreja Católica, vale lembrar que é preciso estar totalmente integrado à ela — batizado e primeira comunhão — assim como livre de pecados, com jejum recomendado e, principalmente, com roupas adequadas para receber Jesus Cristo.
Quer saber mais sobre as maravilhas proporcionadas por Deus? Acompanhe o blog da Ágape Modas.
aproxima e amadurece a união com Deus;
converte e purifica o coração;
pratica a comunhão do espírito;
conecta com o próximo e com o mundo criado por Ele;
estimula compaixão e gratidão pelo sacrifício de Cristo.