Consagração a Nossa Senhora Aparecida: confie sua vida à Mãe

01.Setembro.2022
 

A Consagração a Nossa Senhora Aparecida é umas das orações mais lindas e profundas dedicadas à Mãe de Deus. Esse gesto de entrega e confiança devocional existe na nossa tradição há 70 anos e foi escrita pelo padre mineiro Vítor Coelho de Almeida (1899-1987), um autêntico apóstolo de Aparecida que dedicou sua vida à evangelização mariana no Brasil. 

 

Essa inspiração divina do sacerdote foi um importante marco na devoção à Mãe Aparecida, pois a partir dela os católicos passaram a ter nesta simbólica oração um rito para entregar e confiar o curso das suas vidas à Nossa Senhora Aparecida, assim como os pescadores que a encontraram fizeram, nas águas do Rio Paraíba, há três séculos. 

 

Pelo forte apelo popular, Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a devoção mariana mais querida e amada pelos brasileiros. Sua imagem estampa peças de vestuário, incluindo camisetas, blusas, baby looks, para todas as idades, do público infantil à terceira idade.  

 

Consagração popularizada no rádio  

 

Assim que tomaram conhecimento desta consagração, os padres redentoristas passaram a divulgá-la na Rádio Aparecida, que foi rezada pela primeira vez pelo padre Laurindo Rauber.  

 

Essa forma de comunicação auxiliou bastante na sua popularidade, já que a rádio é um canal importante de comunicação de massa, que constrói uma relação de proximidade com os ouvintes, alcançando os lugares mais longínquos do País.  

 

De acordo com o Santuário Nacional de Aparecida, a primeira exibição ocorreu no dia 30 de maio de 1955 e, desde então, conquistou o coração dos devotos, fazendo parte do cotidiano das pessoas.  

 

O programa, intitulado Consagração a Nossa Senhora Aparecida, que completou 67 anos de história em 2022, foi popularizado na voz do padre Vitor, que rezou a oração por 30 anos até o seu falecimento, em julho de 1987.  

 

Tamanha foi a repercussão desta iniciativa que o programa, antes gravado em estúdio, foi transferido para o Santuário Nacional de Aparecida, a partir de 1957.Depois da partida do pe. Vítor, outros padres deram continuidade a esse legado de difundir a consagração mariana no programa mais ouvido da Rádio Aparecida.  

 

É importante informar que a consagração inicial, escrita pelo padre Vítor, passou por duas mudanças, sendo a mais recente no ano de 2013, na ocasião da visita do papa Francisco em Aparecida do Norte (São Paulo), em 2013, ano da realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro.  

 

O sumo pontífice foi a primeira pessoa a divulgar a nova versão da consagração, que você irá conhecer logo abaixo. 

 

Consagração Oficial a Nossa Senhora Aparecida  

 

Ó Maria Santíssima,  

pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo,  

em vossa querida imagem de Aparecida, 

espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.  

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, 

mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, 

prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, 

para que sempre pense no amor que mereceis; 

consagro-vos a minha língua, 

para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; 

consagro-vos o meu coração, 

para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. 

 

Recebei-me, ó Rainha incomparável, 

vós que o Cristo crucificado nos deu por Mãe, 

no ditoso número de vossos filhos e filhas; 

acolhei-me debaixo de vossa proteção; 

socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais, 

sobretudo na hora de minha morte. 

 

Abençoai-me, ó celestial cooperadora, 

e com vossa poderosa intercessão, 

fortalecei-me em minha fraqueza, 

a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, 

possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. 

Assim seja!


(Oração disponibilizada pelo Santuário Nacional de Aparecida) 

  

Devoção à Virgem Negra: proximidade com Deus

A devoção à padroeira do Brasil começou a ser difundida desde o momento em que os pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição no Rio Paraíba, interior de São Paulo. Pela forma inusitada e milagrosa como foi resgatada das águas, os homens chamaram-na pelo nome Aparecida. 

 

A estátua pequena e simples encontrada pelos homens já evoca em nós diversas reflexões sobre os sinais de Maria em nossas vidas. E foi assim que ela se revelou aos três pescadores, com as mãos unidas, sugerindo sua postura orante.

  

A oração é a fonte mais profunda de comunicação com Deus e através dela nos colocamos a sua escuta, rogando a intercessão de Nossa Senhora para que as preces sejam acolhidas e elevamos ao céu. 

 

Na imagem, Nossa Senhora também aparece grávida, indicando a presença viva do Messias, Jesus Cristo, o filho de Deus, em seu ventre. E como filhos de Deus também somos filhos de Maria, que acolhe em imaculado coração todos aqueles que recorrem a sua intercessão.  

 

Na sua primeira visita ao Brasil, depois que assumiu o pontificado, em 2013, pela ocasião da Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco partilhou com o episcopado brasileiro uma belíssima reflexão sobre as lições de Nossa Senhora Aparecida. 

 

Assim como cada evocação mariana surge em um contexto histórico e teológico, a manifestação da Mãe de Deus no Brasil ocorreu de maneira singular: ela surge negra em um país colonial dividido pela escravatura e suas formas desumanas de exploração.  

 

Ela apareceu de forma totalmente inusitada aos pescadores, porque Deus age assim, na surpresa, no inesperado, no milagre de cada dia e vai ao encontro das pessoas mais simples, para manifestar sua grandeza.  

 

Nas palavras do santo padre, “em Aparecida, Maria não pronunciou palavras, mas pede para termos tempo para estar na sua companhia e contemplá-la, pois ela nos fala de Deus, da Igreja e de cada um de nós”.  

 

Parafraseando mais uma vez, o papa Francisco, “Deus entra sempre nas vestes da pequenez”. 

 

Que possamos ir ao seu encontro diariamente, guardados sob o manto da Mãe Aparecida.  

 

Leia também: Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós e Nossa Senhora Aparecida Infantil: a relação com as crianças  

 

Conheça a coleção de vestuário dedicada à Nossa Senhora Aparecida.

 

Encomende estampas exclusivas de Nossa Senhora Aparecida na Loja Virtual da Ágape. 


Para sua família: belíssimas e confortáveis camisetas para trazer ao coração Nossa Senhora Aparecida.  

Fotógrafo - Shutterstock

 
 
 
 
 
 
Comente com o facebook
 
 
  •  
  •  
  •